ANAC e o Voo legal

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE TÁXI AÉREO E DE MANUTENÇÃO

Para qualquer pessoa ofertar venda de serviços de táxi aéreo, é obrigatório a empresa contratada seja certificada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e cumprir vários requisitos de segurança para tornar o transporte o mais seguro possível, considerando que existe todo um Sistema de Fiscalização que deve ser realizado pela ANAC e cumprido pelas empresas de Táxi Aéreo e de Manutenção.

Ao contratar um serviço de táxi-aéreo, esclarecemos ser necessário que o usuário pergunte a quem tiver ofertando a venda do voo de que tanto a empresa, o piloto e a aeronave estejam certificados e autorizados pela ANAC a prestar o serviço e realizar o voo como táxi aéreo.

Para maior segurança é recomendável que o passageiro ou contratante consulte a situação da aeronave (avião ou helicóptero) a ser utilizada pela empresa.

As consultas podem ser feitas diretamente na empresa que está vendendo o serviço ou no link da ANAC .

ATENÇÃO

Para a segurança do passageiro e ou contratante, a ABTAER, assim como a ANAC, informa que os aviões e helicópteros que operam serviço de táxi-aéreo devem possuir de maneira bem visíveL próximo à porta principal de entrada de passageiros da aeronave, na parte externa, sobre a fuselagem, a palavra pintada “TÁXI AÉREO,  horizontal ou verticalmente, como determina a regulamentação ANAC  RBAC nº 45/2012.

O serviço de táxi-áereo compreende as seguintes operações:

Transporte de passageiros – Operação realizada em aeronave de até 30 assentos para passageiros, em que o horário, local de partida, local de destino e preço, são especificamente negociados com o usuário ou com seu representante.

Transporte de cargas – Operação realizada em aeronaves com capacidade máxima de carga de 3400 kg.

Outros tipos: Transporte Aeromédico (de enfermos ou órgãos); voos panorâmicos; lançamento de paraquedistas e transporte on e off-shore (Plataformas Petrolíferas). 

Serviços Aéreos Especializados de aeroinspeção com reparo e inspeções em linhas elétricas, torres, antenas e gasodutos, transporte de equipes/equipamentos para combate a incêndios, aerofotografia, aerolevantamento, aeropublicidade, aerorreportagem, aerofotogrametria, aerocinematografia, aerodemonstração, operação com carga externa e aeroagrícola.

ATENÇÃO

EMPRESA CERTIFICADA ANAC – VOO LEGAL

A PRÁTICA DE VENDA DE VOOS SEM QUE A EMPRESA, O PILOTO E O AVIÃO OU HELICÓPTERO FOREM CERTIFICADOS PARA REALIZAR O VOO PAGO COMO TRANSPORTE AÉREO, É CRIME.

QUERO CONSULTAR

Empresa Certificada ANAC  ou http://www.anac.gov.br/setor-regulado/empresas/taxi-aereo/taxi-aereo

DENUNCIE à ABTAER ou diretamente  à ANAC, pelo número 163, ou pelo  “Fale com a ANAC